Cafeteira
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 1671 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1736/1795
-
-
Técnica: Porcelana com decoração pintada sobre o vidrado anilado a rosa, roxo, verde, vermelho, preto e dourado
-
Dimensões (cm): Alt. 20 x Larg. 14,5 x Diâm. 11,7
-
Descrição: Cafeteira periforme, de bojo ovóide e colo estreito, baixo e cilíndrico, assente sobre pequeno frete inclinado para o exterior, com asa apoiada sobre o bojo, em forma de losango imperfeito, moldada em relevo, formando espinha e bico curto, largo, encurvado no centro e estriado, apoiado no colo e parte superior do bojo. Tampa de encaixe em cúpula, com o bordo revirado para o exterior e pega em forma de pêssego com folhas em relevo.
Porcelana branca com decoração da "família rosa" pintada sobre o vidrado anilado a rosa, roxo, verde, vermelho, preto e dourado. De cada lado do bojo, medalhão circular limitado por grinalda de folhas separadas por contas douradas e com pequeno ramo de flores no centro. Sob o bico, uma flor com folhas e botões e pequenas flores espalhadas pela superfície do bojo exterior aos medalhões. No colo, duplo filete preto e dourado em volta do qual se enrola uma grinalda de flores e folhas, que se repete na tampa. Vestígios de dourado na pega da tampa, na asa e no bico.
Encaixe da tampa e interior do bordo sem vidrado.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- Caminhos da Porcelana (Cat. Exp.). Lisboa: Fundação Oriente, 1998
- CASTRO, Nuno de - A Porcelana Chinesa e os Brasões do Império. Porto: Livraria Civilização, 1987
- HERVOUET, François et Nicole; Bruneau, Yves - La Porcelaine des Compagnies des Indes à décor occidental. Paris: Flammarion, 1986