Descrição: Contador dividido em três corpos, caixa, corpo intermédio e trempe. A caixa é formada por seis gavetas, simulando nove, duas no corpo intermédio e um gavetão no trempe.
A decoração é uniforme em todo o móvel e constituída por motivos geométricos: triângulos de madeira escura com pinos centrais em marfim. Delimitando o campo decorativo apresenta motivos de losangos com a mesma técnica. No reverso não apresenta decoração.
Os pés altos são formados pela representação de uma divindade hindú - naginas - cauda de serpente e busto feminino, com cabeça coroada e braços erguidos. Assentam em cubos decorados em duas faces (da frente) e os posteriores são decorados na face lateral.
A delimitar as superfícies decorativas das gavetas da caixa encontram-se balmázios de metal dourado. Os cantos encontram-se protegidos por placas de metal rendilhado. Nas gavetas da caixa e na gaveta do corpo intermédio encontram-se espelhos de fechaduras de forma circular em metal rendilhado. O gavetão do trempe tem um espelho de fechadura em metal rendilhado e gualdras de forma encordoada.
Origem/Historial: Pertenceu a Margarida Helena Cardoso de Meneses, Viscondessa de Pindela.
Incorporação: Adquirido pela Direcção-Geral da Fazenda Pública a Margarida Helena Cardoso de Meneses, Viscondessa de Pindela.
Centro de Fabrico: Índia, Goa
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
SILVA, Maria Madalena Cagigal - A Arte Indo-Portuguesa. Lisboa: Edições Excelsior, 1966
Exposições
Exposição de Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII. XVI Congresso Internacional de História de Arte