Descrição: Papeleira com duas gavetas e dois gavetões, assente sobre quatro pés lisos, tampa inclinada, tendo na parte posterior da tampa um alçapão com segredo. A fábrica é compartimentada, constituída por um escaninho central e porta, gavetas, e ainda escaninhos abertos.
O alçado abre com duas portas espelhadas no exterior, com remate emoldurado e ondulado, no interior é também compartimentado em gavetas, divisórias, portas e duas colunas (gavetas- segredo) e nichos. No topo têm duplo remate emoldurado com ondulação, e por baixo das portas apresenta duas prateleiras deslizantes destinados ao suporte de velas para iluminação.
A pintura é acharoada a cor negra no exterior, e no interior, a vermelho. A decoração em baixo-relevo dourada, no interior e exterior, representa cenas rurais, pássaros, flores e trechos de paisagem. No interior do alçado, a representação de figuras de corpo inteiro, camponesas com seus trajes e em atividades rurais. A superfície pintada é demarcada por um friso dourado.
As aplicações metálicas são em latão cinzelado com motivos também orientais, as gavetas com pegas laterais com respectivo espelho e fechadura ao centro também com espelho. As pequenas gavetas do alçado e fábrica têm puxadores torneados de metal.
Origem/Historial: Júlio Eugénio Ferreira Ozório legou a sua galeira de pinturas ao Museu Municipal do Porto em 1911. Com a colecção de 113 pinturas foram também legadas duas peças de mobiliário (Papeleira com alçado 59 Mob CMP/ MNSR e o Ventó 41 Mob CMP/ MNSR).
Júlio Ozório faleceu em 12/08/1912 e as peças deram entrada no Museu Municipal em 04/08/1913.
As peças de mobiliário possuem marcas no verso: na zona superior de cada corpo, um papel manuscrito apresenta a seguinte inscrição "Legado ao Muzeu por Júlio Eugénio Ferreira Ozório, falecido em 12 d'Agosto de 1912 - Recebido em 4-8-913".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39 cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto Lei 27/879 de 21/07/1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Centro de Fabrico: Inglaterra
Bibliografia
AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001.
SANDÃO, Artur de - O Móvel Pintado em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização, 1966
SCHMITZ, Hermann - Historia del Mueble, Estilos del Mueble desde la Antiguidad hasta mediados del diglo XIX (trad. ONTANÕN, José), 3ª ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A., 1952
Triomphe du Barroque [Cat. exp.]. Bruxelles: Fondation Europália, 1991
VERLET, Pierre - Styles, Meubles, Décors, Du Moyen Age au Louis XV, Du Louis XVI à nos jours, 2 vols. Paris: Larousse, 1971
VITORINO, Pedro - "Museus, Galerias e Colecções: A Colecção Osório". Revista de Guimarães. Guimarães: Tip. Vimaranense, vol. XXXIX (1929), n.º 9, pp. 26-34.
Exposições
O Triunfo do Barroco. Imaginária. Mobiliário. Ourivesaria.
Portugal: Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis,