Armário
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 36 Mob MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Pintor
-
Datação: Século 16
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 200 x Larg. 149 x Prof. 68
-
Descrição: Armário de dois corpos com quatro portas iguais em pares, e duas gavetas inferiores. De estrutura arquitectónica, as portas são separadas por pilastras de molduras pouco salientes e dois copos separados por frisos emoldurados. A cimalha, avançada, assenta em mísulas salientes que representam três bustos humanos, dusa figuras masculinas e ao centro uma figura feminina, em bustos, envergando chapéus (?), turbantes (?). A base, com igual estrutura de molduras, apresenta na mesma direcção cabeças de leão salientes, e assenta em pés de bola. As portas e as gavetas apresentam almofadas profundas separadas por molduras, revelando formas rectangulares com estrutura horizontal no corpo superior, e vertical no corpo inferior. As almofadas terminam ao centro com embutidos de madeíra de ébano. Nas ilhargas, o móvel apresenta igual divisão de estrutura através de molduras salientes.
Este armário faz parte de uma tipologia com origem nos Paízes-Baixos e difundida pela obra gravada de Hans Vreedman de Vries. Deverão ter sido inportados em grandes quantidades para Portugal, pois subistem vários exemplares em museus.
Apresentam uma estrutura arquitectónica clássica, tendo alguns exempares incorporadas que os associam a motivos renascentistas do século XVI, embora a sua forma tenha sido conservada durante a primeira metade do sécuo XVII.
Esta peça, destituída da talha maneirista que apresentam outros exemplares e com a presença de bustos que apontam para modelos de medalhões renascentistas, poderá ser considerado mais arcaízante, de cronologia mais recuada que os restantes exemplares existentes no país.
-
-
-
Incorporação: Aquisição a Sara Afonso Cruz.
-
Centro de Fabrico: Holanda
Bibliografia
- CARNEIRO, Paula - Ecos Maneiristas no Mobiliário de Seiscentos em Portugal. Revista Museu, IV série, n.º 14, 2005
- SCHMITZ, Hermann - Historia del Mueble, Estilos del Mueble desde la Antiguidad hasta mediados del diglo XIX (trad. ONTANÕN, José), 3ª ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A., 1952