Técnica: Porcelana rodada, com vidrado anilado e decoração pintada a azul cobalto sob o vidrado
Dimensões (cm): Alt. 34 x Diâm. 29
Descrição: Pote rodado, de corpo ovóide, quase cilíndrico, com colo baixo cilíndrico e rebordo arredondado.
Porcelana branca, de paredes grossas, não vidrada na base, que é ligeiramente reentrante, e decorada com pintura a azul cobalto sob o vidrado anilado. Bojo preenchido com grous esvoaçantes entre nuvens, imbricados uns nos outros. No ombro, cercadura de "cabeças de ruyi" estilizadas, parecendo três contas. Junto à base e no colo, cercadura de enrolamentos de lotus. No rebordo, cadeia de meandros.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribuído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
KRAHL, Regina; John Ayers, Nurdar Erbahr - Chinese Ceramics in the TopKapi Saray Museum, Istanbul, A Complete Catalogue: Sotheby's Publications, 1986