Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Comp. 20 x Alt. 13,9 x Larg. 11,7
Descrição: Molheira moldada em gomos, de forma oval, de bordo recortado, com uma das extremidades em bico, com estrangulamento no pé, inclinado para o exterior e recortado, seguindo os contornos dos gomos. Asa em C rematada em voluta, de secção oval e apoiada no bordo e no bojo. Tampa de encaixe em calote rebaixada, moldada em gomos e formando uma carranca junto ao bico, com olhos, nariz e boca. Na parte superior, forma uma espécie de flor em relevo e a pega, falsa, tem ainda os arranques originais em forma de folhas relevadas.
Faiança de pasta clara com esmalte branco e decoração pintada a azul em vários tons. Junto ao bordo do corpo e da tampa, faixa dita de "Rouen" com flor entre volutas, alternando com painel trilobado de fundo azul com meia flor. No pé, filete serrilhado seguido de banda azul. Na asa, filete ondulante em serpentina, alternando com pontos. Na tampa, os pormenores da carranca realçados a azul.
Origem/Historial: Faz parte do acervo do Museu Municipal do Porto, depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
No Inventário Geral de 1938/39 do Museu Municipal do Porto consta que esta peça foi adquirida em 1934, mas não faz parte do livro de registos das aquisições desse ano.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948