Jarra
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 32 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1775/1822
-
-
Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a verde, amarelo, azul, roxo e vinoso
-
Dimensões (cm): Alt. 32,4 x Diâm. 15,6
-
Descrição: Jarra rodada, em forma de balaústre, com a parte superior do bojo mais larga e estrangulada junto ao pé, que é largo, voltado para o exterior e com ressalto antes do bordo. Colo cilíndrico, estreito.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a verde, amarelo, azul, roxo e vinoso. Frente preenchida com grande ramo de flores atado com laço e, na parte de trás, pequenos ramos de flores e folhas espalhados no espaço. No colo, banda amarela serrilhada, seguida de filetes lisos de onde pendem grinaldas de folhas e flores, que se prolongam pelo ombro. No pé, cercadura de três pontos azuis agrupados em triângulo, seguida de outra ondulada a vinoso e de barras concêntricas amarelas.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Porto