Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero levemente anilado e decoração pintada a azul, amarelo, verde e vinoso
Dimensões (cm): Alt. 17,7 x Larg. 10,4
Descrição: Caneca moldada com a forma de um homem vestido à moda do final do século XVIII, com calções apertados com botões no joelho, casaca, colete, lenço, sapatos de fivela e barrete cónico com borla, sentado numa cadeira de cujas costas sai a asa em S, sobre base octogonal. Tampa de encaixe, que constitui o barrete do personagem.
Faiança com esmalte levemente anilado e pintura polícroma a verde, amarelo, azul e vinoso. Os cabelos são ondulados, como sugere a pintura a amarelo torrado. A asa tem uma canelura central e é pintada em faixas paralelas a azul, amarelo e verde. Na base, barras amarela e verde, limitadas de um lado por pontilhado e do outro por filete liso.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Augusto Luso e foi comprada por Rocha Peixoto em 1907.
Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
VASCONCELOS, Joaquim - Exposição de Cerâmica, in Revista da Sociedade de Instrucção do Porto, 2º Ano, nº12. Porto: 1 Dezembro 1882
Exposições
Exposição de Cerâmica da Sociedade de Instrucção do Porto