Gomil
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 529 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Faiança moldada, com decoração pintada a azul, verde e laranja
-
Dimensões (cm): Alt. 26 x Larg. 21 x Diâm. 12
-
Descrição: Gomil moldado em forma de elmo invertido, com estrias verticais ao longo de toda a superfície, com bojo esférico, colo alto com bordo recortado e rematado em bico elevado, com estrangulamento na ligação ao pé que é redondo, em calote e inclinado para o exterior. Asa em voluta, moldada com figura de mulher.
Faiança de pasta alaranjada, com esmalte levemente anilado e decoração pintada a azul, amarelo e verde. Bojo decorado na frente com paisagem com vedação formando quatro quadrifólios e vegetação variada com flores, folhas e árvores. Na zona sob a asa, pequeno ramo de flores. No colo, junto ao bordo, cercadura de flores dentro de reservas polilobadas e, no pé, cercadura contínua de botões de flores com folhas. Asa marmoreada a azul.
-
-
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto a António Arroio em 1904. Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909. Neste inventário, o fabrico é atribuído à Fábrica do Rato.
Foi mais tarde incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937, onde é atribuída à Fábrica de Miragaia.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Porto ou Gaia (?)
Bibliografia
- Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948