Técnica: Faiança moldada, com esmalte levemente anilado e decoração pintada a verde, amarelo, azul e vinoso
Dimensões (cm): Alt. 36,2 x Larg. 23,5 x Prof. 18
Descrição: Fonte moldada, periforme na frente e achatada nas costas, com o bojo arredondado e moldado em gomos verticais com uma quebra na zona inferior, que é moldada em gomos mais largos, com uma carranca em relevo na frente e abertura para a torneira. Colo alto, estreitando para a boca, com gomos pouco pronunciados, boca larga de bordo arredondado e recortado e estrangulamento na ligação do bojo ao pé, que é igualmente em gomos e saliente.
Faiança de pasta clara, com esmalte levemente anilado e decoração pintada a verde, amarelo, azul e vinoso. No colo, junto ao bordo, cercadura de pontilhado entrelaçada com folhas, interrompida regularmente por flores, de onde pendem grinaldas de folhas duplas com flor ao centro. Em volta do pé cercadura de semi-círculos com meia flor, seguida de filete a vinoso. Traços da carranca sublinhados a várias cores.
Tem tampa de encaixe em calote com gomos, acompanhando o recorte do bocal e pega elevada em forma de folha, que pode não pertencer à peça. A decoração é do mesmo género da do colo da fonte junto ao bordo, mas não é igual.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em 1906. Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948