Galheteiro
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 366 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1775/1822
-
-
Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero azul e decoração pintada a amarelo, verde, azul e vinoso
-
Dimensões (cm): Comp. 18,4 x Alt. 16 x Larg. 15
-
Descrição: Peça moldada, composta de: 1 - suporte com duas bases para conter galhetas, cilíndricas, de paredes vazadas formado círculos e flores, concha circular de paredes caneladas, para o saleiro e asa trapezoidal com volutas; 2 - duas galhetas periformes, de pé estrangulado, colo estreito com caneluras, bico saliente, asa em S (falsa) e tampa em cúpula com pega em botão de flor; saleiro em forma de cúpula canelada, com bordo revirado e pega em botão com orifícios.
Faiança de fundo azul de safra e decoração pintada a azul, verde, amarelo e vinoso. No suporte, quer nas bases de galheta, quer no saleiro, cercadura de pontilhado amarelo entre filete liso e outro ondulado a vinoso, junto ao bordo. Motivos vazados pintados e emoldurados por filetes amarelos e elementos vegetais. Asa decorada com flores e folhas e sublinhada nos contornos com filetes e folhagem. Galhetas decoradas, no bojo, com grinalda ondulante de folhas estilizadas, entremeadas de flores e, junto ao bordo e na tampa, com filete pontilhado amarelo entre filete liso e outro serrilhado a vinoso. Pegas das tampas com uma flor pintada. Decoração semelhante à das galhetas no saleiro.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública
-
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc
- Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
- VALENTE, Vasco - Cerâmica Artística Portuense dos séculos XVIII e XIX. Porto: Livraria Fernando Machado, S.d.