Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero azul de safra e decoração pintada a azul, verde e amarelo
Dimensões (cm): Alt. 14,5 x Larg. 12,8 x Diâm. 10,5
Descrição: Leiteira moldada, periforme, de bojo redondo, com estrias verticais, colo estreito, onde se insere o bico triangular ligeiramente levantado e também com estrias, pé saliente, com estrangulamento na ligação ao bojo e asa em dupla fita cruzada, apoiada no bojo e rematada com flor e folhas em relevo.
Faiança de fundo azul de safra, com decoração pintada a amarelo, verde e azul. No colo e bico, junto ao bordo, grinalda de flores ligadas por filetes ondulantes entrelaçados com pontilhado, formando elos em cadeia. Ao longo da asa, filete pontilhado, numa fita, e silva de folhas espinhadas, na outra.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em 1906. Faz parte do inventário parcial nº2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948