Técnica: Faiança moldada, com esmalte azul de safra e decoração pintada a amarelo, verde, azul e vinoso
Dimensões (cm): Comp. 36,6 x Alt. 27 x Larg. 26,5
Descrição: Terrina moldada, de grandes dimensões, oblonga, com o bojo em gomos, com ressalto junto ao bordo, que é revirado para o exterior, e limite inferior relevado e formando motivos em voluta. Assenta sobre quatro pés trapezoidais e tem duas asas redondas, elevadas, apoiadas no bojo e rematadas com folhagem em relevo. Tampa oblonga, moldada em gomos em vários registos, com aba saliente, bordo recortado e pega elevada com decoração vegetal em relevo.
Faiança de fundo azul de safra, com decoração pintada a verde, amarelo, azul e vinoso. No centro de cada lado do bojo, um ramo de flores ladeado por dois ramos mais pequenos e folhas dispersas, e, sob as asas, rosas. As asas são contornadas a tracejado azul e têm no centro um quadrifólio no meio de uma fita amarela entrançada. A decoração repete-se na tampa.
Origem/Historial: As peças que pertenceram ao Museu Municipal do Porto foram incluídas no Inventário Geral feito em 1938/39, e o acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Nesse Inventário consta que esta peça foi adquirida para o Museu, mas não faz parte de nenhum dos inventários parciais existentes, nem foi registada no livro das aquisições feitas entre 1934 e 1940, pelo que se desconhece a sua proveniência e data de aquisição.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
VALENTE, Vasco - Cerâmica Artística Portuense dos séculos XVIII e XIX. Porto: Livraria Fernando Machado, S.d.
Exposições
Exposição de Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII. XVI Congresso Internacional de História de Arte
Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis
Exposição Física
Exposição Etnográfica do Douro Litoral e II Feira das Colheitas