Técnica: Madeira entalhada; couro policromado e gravado
Dimensões (cm): Alt. 119 x Larg. 52 x Prof. 51,5
Descrição: Cadeira de madeira de nogueira com assento e espaldar de couro vermelho pintado com motivos chineses. No espaldar, ao centro apresenta uma figura masculina chinesa, de pé, assente num vaso rodeado de motivos estilizados a dourado e verde. Outras figuras (4) colocadas simetricamente encontram-se colocadas em ramos vegetais.
No assento, a figura central encontra-se sentada, ladeada dos mesmos motivos vegetais.
A estrutura de madeira segue um modelo simplificado de cadeira de modelo "rocaille": pernas curvas assentes em pés de biqueira, amarração em H, talha pouco profunda na aba do avental e cachaço.
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação realizadas por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A.A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários.
Esta peça foi inventariada na "Colecção de Mobília: 3 cadeiras de madeira com pintura axaroada (n.º 99, 100 e 101) - 75.000" réis.
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
CANTI, Tilde - O Móvel no Brasil. Origens, Evolução e Características. Rio de Janeiro: Cândido Guinle Paula Machado, 1980
VITORINO, Pedro - Os Museus de Arte do Porto. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930.