Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e amarelo e decoração pintada a azul
Dimensões (cm): Comp. 29,7 x Alt. 8,8 x Larg. 23,4
Descrição: Fruteira em forma de cesta, oval, moldada, com as paredes vazadas a imitar encanastrado com caneluras, bordo recortado, base saliente, formando encordoado e asas horizontais, torcidas, em forma de corda.
Faiança com esmalte branco no interior e amarelo no exterior e decoração pintada a azul. Parede exterior com flores nos nós do encanastrado, unidas por cercaduras de elos em cadeia. Na base, tracejado oblíquo azul. No interior, no centro, o brasão de armas de D. Fernando António de Castro Bulhão e Figueiroa, a azul.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em 1907 e pertencia à antiga colecção de Augusto Luso. Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
CASTRO E SOLLA, Conde de - Ceramica Brazonada. Lisboa: Of. Graf. do "Museu Comercial", 1928
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948