Técnica: Faiança modelada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, amarelo e amarelo torrado
Dimensões (cm): Alt. 59,2 x Larg. 30,4 x Prof. 24
Descrição: Imagem da Virgem de pé com o Menino ao colo, sentado na mão e braço esquerdo, com a mão direita enconchada, como se segurasse qualquer coisa que já não existe. O Menino está nu, mas a Virgem tem uma túnica comprida que cai em pregas fundas cobrindo os pés e um manto traçado no ombro e na cintura. Cobrindo parcialmente a cabeça, tem um véu que deixa ver o cabelo comprido a cair em cachos sobre os ombros e peito.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul, amarelo e amarelo torrado. A túnica tem fundo amarelo e está toda decorada com SS rematados em voluta, alternadamente direitos e invertidos, a amarelo torrado, apresentando no fundo e em volta das mangas barra de fundo amarelo mais claro com cercadura de SS. Em volta do pescoço, remate azul a imitar renda e uma cabeça de anjo com asas. Manto azul com barra também em SS rematados em volutas a azul e amarelo. O véu é decorado com estrelas a azul. A decoração da túnica e do manto é semelhante à dos azulejos da época.
Origem/Historial: As colecções do Museu Municipal do Porto foram depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Foi feito um Inventário Geral do Museu em 1938/39 do qual consta esta peça, tendo como proveniência a compra a José da Cruz em 1929.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Lisboa ?
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
Formas de Devoção (Cat. Exp.). Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 1999
Exposições
Exposição de Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII. XVI Congresso Internacional de História de Arte