Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada e estampilhada a verde, azul, amarelo, amarelo torrado e vinoso.
Dimensões (cm): Alt. 28,1 x Larg. 21 x Diâm. 18,5
Descrição: Caneca rodada, de bojo redondo, colo alto, largo e cilíndrico, onde se abre o bico triangular e ligeiramente levantado, assente sobre pequeno frete circular recuado e com asa em S apoiada no colo e no bojo.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a verde, amarelo torrado, amarelo, azul e vinoso. Bojo preenchido com larga faixa de flores rodeadas de folhagem larga estampilhadas e completadas a pincel e, na zona inferior com duplo filete amarelo torrado seguido de outro azul. No colo, uma flor com folhas de cada lado, filete verde no bordo e, na separação do bojo, cercadura com filete liso amarelo torrado, seguido de outro serrilhado a verde e grupos de três contas a azul. No bico, cabeça de mulher desenhada, rodeada de elementos vegetais. Na frente, na zona superior do bojo, junto ao colo, tem uma inscrição a vinoso: ANTONIO. SOARES. VIEIRA.
Origem/Historial: Esta peça pertencia à colecção Alfredo Queirós, de Viana do Castelo, adquirida pelo Estado à viúva Margarida Pinto de Araújo Correia de Magalhães Queirós, em 1953, uma vez consultado o Dr. Vasco Valente, tendo sido o catálogo elaborado por Augusto Cardoso Pinto. Foi cedida em 1955 pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
Incorporação: Cedência da Direcção-Geral da Fazenda Pública
Centro de Fabrico: Darque - Viana do Castelo
Bibliografia
Formas e Decoração na Faiança de Viana [Cat. Exp. policopiado]. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1995
PINTO, Augusto Cardoso - Faianças da Antiga Fabrica de Viana. Colecção Alfredo Queirós. Lisboa: DGFP, 1954