Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a vinoso
Dimensões (cm): Alt. 44,2 x Larg. 16,4 x Prof. 17,7
Descrição: Fonte moldada, com o bojo esférico em dois registos, com estrangulamento a separá-los, na parte da frente e achatado na parte de trás. Pequeno colo estrangulado e de bordo revirado para o exterior e, na parte de trás, uma gola levantada. Extremidade em pinha com decoração relevada. Tampa de encaixe em cúpula, de bordo revirado para o exterior e pega em pinha semelhante ao remate inferior da peça. Na frente, no registo inferior do bojo, uma car... Ver maisranca em relevo de onde sai uma torneira metálica.
Faiança com esmalte branco e decoração em relevo e pintada a vinoso. Nos estrangulamentos do bojo e colo e na aba da tampa duas cercaduras entrelaçadas, ondulantes, uma encordoada e outra de grinalda de folhas.
Origem/Historial: Esta peça pertencia à colecção Alfredo Queirós, de Viana do Castelo, adquirida pelo Estado à viúva Margarida Pinto de Araújo Correia de Magalhães Queirós, em 1953, uma vez consultado o Dr. Vasco Valente, tendo sido o catálogo elaborado por Augusto Cardoso Pinto. Foi cedida em 1955 pela Direcção-Geral da Fazenda Pública ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
Incorporação: Cedência da Direcção-Geral da Fazenda Pública
Centro de Fabrico: Darque - Viana do Castelo
Bibliografia
Formas e Decoração na Faiança de Viana [Cat. Exp. policopiado]. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1995
PINTO, Augusto Cardoso - Faianças da Antiga Fabrica de Viana. Colecção Alfredo Queirós. Lisboa: DGFP, 1954