Técnica: Entalhada, policromada (vestígios de policromia)
Dimensões (cm): Alt. 56,5 x Larg. 22 x Prof. 11,7
Descrição: Virgem sentada num trono com o Menino ao colo, ostentando uma coroa aberta sobre um pequeno manto. O Menino apoia-se no braço esquerdo de Nossa Senhora segurando na sua mão esquerda um livro de horas. Vestígios de policromia, faltas do braço direito da Virgem e o mesmo braço do Menino.
Origem/Historial: Segundo constava de um papel colado no reverso em caligrafia do século 19, a imagem provinha de uma igreja românica junto a uma propriedade, a Quinta de São Jorge, em Cheires, no Alto-Douro. A data de 22 de Outubro de 1906, que aí se via, deve corresponder à incorporação da obra no (extinto) Museu Municipal do Porto. A obra encontra-se em depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Le... Ver maisi 27.879, de 21 de Julho de 1937).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
Imagens de Nossa Senhora. Algumas esculturas do séc. XIV ao XVIII existentes no Porto. Exposição promovida pela Cãmara Municipal do Porto e realizada pelo Gabinete de História da Cidade na Igreja velha de Cedofeita, junho a julho de 1952. In Documentos e Memórias para a História do Porto; XXIV. Porto: CMP-Gabinete de História da Cidade, 1954.
LOPES, Carlos da Silva - "Bricabraque: Imagens arcaicas de madeira". Porto: O Primeiro de Janeiro (17. 05. 1970).
SANT0S, Paula M. Mesquita Leite - "Escultura". In Museu Nacional de Soares dos Reis. Roteiro da Colecção. [s.n.]: IPM, 2001, pp. 94-117.
A Virgem em Portugal. Porto: Edições Ouro Ld.ª, [s.d.]
Exposições
Património. Obras Municipais depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis mostradas na Galeria do Palácio
Porto, Galeria do Palácio (Jardins do Palácio de Cristal)