Descrição: Taça com tampa e duas asas, em forma de urna. Base redonda, pé formado por um nó, depósito esférico inferiormente com ligeiro estrangulamento, de onde saem duas asas de curvatura. Tampa em forma de pêra, terminando em botão alongado. Decoração gravada a ouro, com frisos de folhas de loureiro em volta do depósito, de onde pendem grinaldas com o mesmo motivo interrompidas por flores ao centro.
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto" a peça com o número 98 é descrita como "Vaso com duas asas e tampa de vidro dourado e gravado".
Incorporação: Aquisição através da Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Centro de Fabrico: Espanha
Bibliografia
AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001.
Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc
Real Fábrica de Cristales- La Granja , Espana (Cat. Exp.). Segovia: Fundacion Centro Nacional del Vidrio, 1991
Vidro (O) em Portugal (Cat. exp.). Lisboa: Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, 1989