Frasco
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 341 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Vidro soprado; pintura em esmalte policromado
-
Dimensões (cm): Alt. 16,7
-
Descrição: Frasco de vidro transparente, com pintura policromada em tons de azul, amarelo e branco. De base oitavada, com gargalo estreito revestido a estanho. Na face central, está representa uma figura grotesca de perfil, com um chapéu com duas penas e uma espada à cinta. Na base está representado um ornato raiado a partir de um centro. Nas restantes faces encontram-se flores e outros ornatos estilizados em sentido longitudinal que se repetem nas arestas mais estreitas. No estreitamento do colo, é decorado por um friso irregular ornado com pétalas.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
No "Catálogo dos objectos de Arte, Pintura, Prata, Vidros, Faianças, Porcelanas, Tecidos e Bordados que constituem a notável e valiosa Colecção Barros, para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 372 Porto" a peça com o número 387 é descrita como "Frasco de vidro, decoração em esmalte policromado com figura grotesca. Fabricação Alemã".
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública.
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001.
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc