Descrição: Figura masculina representada em meio vulto, deitada sobre tampa rectangular. Apoia a cabeça sobre duas almofadas e segura com as mãos uma espada que cinge ao corpo. Apresenta rosto oblongo e cabelo comprido que cai sobre os ombros em madeixas aos caracóis. Veste túnica comprida, singela, com pregas verticais de perfil redondo, deixando os pés visíveis.
Origem/Historial: Jacente proveniente do Mosteiro de S. Salvador de Paderne (Melgaço).
A peça é referida no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto 1938-1940 (Relação dos Objectos Arqueológicos do Museu Municipal do Porto), cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-1941, conforme disposto no Decreto-Lei de 21 de Julho de 1937.
Este Jacente representando, presumivelmente, um guerreiro juntamente com outro que representa a figura de um eclesiástico (invº 25 Lap CMP/ MNSR) foi deslocado do Mosteiro de S. Salvador de Paderne para o Porto, em 1903, aquando de uma derrocada no interior daquele edifício (Graf, 1987, p. 316).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Bibliografia
Exposição Histórico-Militar (Cat. Exp.). Porto: CMP/Gab. História da Cidade, 1958
GRAF, Gerbard N. - Portugal Roman. Le Nord du Portugal.. (s. l.): Zodiaque, 1987
MENESES, Mário de - A Escultura antiga no Porto II- Ainda no Museu Soares dos Reis. O Tripeiro. Porto: Associação Comercial, 6.ª série, ano 1, n.º 6 (Ag. 1961)
Secção Lapidar (Catálogo-Guia). Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis (2º edição), 1952
SILVA, José Custódio Vieira da - Memória e Imagem. Reflexões sobre escultura tumular Portuguesa (século XIII e XIV).. Revista de História da Arte.: Instituto de História da Arte. FCSH/UNL, nº1, 2005
Exposições
Exposição Histórico-Militar em Homenagem a Mouzinho de Albuquerque no 1º Centenário do seu Nascimento