Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a amarelo, verde, azul e vinoso
Dimensões (cm): Alt. 4,5 x Diâm. 31,3
Descrição: Prato redondo, rodado, de covo acentuado, de aba lisa e assente sobre pequeno frete recuado.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul, verde, amarelo, laranja e vinoso. No centro do prato, um medalhão circular com um busto de homem, com jaqueta, de onde sai um laço, no pescoço, limitado por uma barra circular larga entre filetes, sendo o exterior rematado por cadeia de elos ovais separados por trifólios. Aba preenchida, junto ao bordo, por fita larga de fundo escuro contendo botões de flores circulares, separados por folhas dispostas obliquamente. Junto à caldeira, duplo filete, sendo um liso e outro ondulante.
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi precedida de um exame e avaliação realizados por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A. A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento, "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários.
Da colecção de cerâmica foi feito um catálogo em 1909, por Joaquim de Vasconcelos, intitulado "Catálogo da Cerâmica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral)", cuja numeração foi a considerada nos "Números de inventário anteriores".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Vila Nova de Gaia
Bibliografia
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
SANDÃO, Arthur de - Faiança Portuguesa.Séculos XVIII-XIX, vol.II: Livraria Civilização, 1985
VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Ceramica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral). Porto: Museu Municipal do Porto, 1909