Um campo de trigo - Seara (Arredores de Paris)

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 102 Pin MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Silva Porto, António Carvalho de (Pintor)
  • Datação: 1878/1879
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 81,5 x Larg. 143
  • Descrição: Representação de uma cena rural registada nos arredores de Paris. Um extenso campo ocupa mais de metade da área do quadro, dividida em dois planos cromáticos que distinguem o que ainda resta do campo de trigo da zona já ceifada. Esta, que ocupa o primeiro plano, representa uma vegetação rasteira misturada com o restolho do trigo, em tonalidades de verdes e amarelos que se animam com breves pinceladas de vermelho sugerindo flores silvestres.
    Duas figuras, um homem e uma mulher, ocupados no trabalho da ceifa, estão representados em escala muito pequena e voltados de costas; estão posicionados junto ao trigo por ceifar, uma faixa de matizes amarelos que se prolonga até à linha de horizonte. Sobre esta linha, alguns elementos, poucos, interrompem a divisão linear e transversal entre a representação do céu e da terra: à esquerda a copa de uma árvore isolada mas próxima de um conjunto de outras árvores representadas mais à direita e de que são visíveis somente as copas; à direita da composição eleva-se uma meda volumosa atrás da qual existe uma outra só parcialmente visível; entre as árvores e as medas é visível um apontamento de representação de construções. O céu, que encima a composição e preenche uma larga faixa, é composto numa base de tons azuis a que se sobrepõem vários matizes de brancos e cinzas correspondentes às núvens que se acumulam sobre a linha do horizonte e por todo o lado direito da composição.
  • Origem/Historial: Prova final de pensionista, realizada em Paris, apresentada à Academia Portuense de Belas Artes. Pertence ao Fundo Antigo do Museu: o antigo Museu Portuense, criado em 1833, passa a ser tutelado por uma Comissão de professores da Academia de Belas Artes do Porto, a partir de 1839, e as duas instituições passaram a partilhar o mesmo espaço e tutela. Em 1932 é feita a partilha do acervo existente pelas duas instituições, o Museu Soares dos Reis (antigo Museu Portuense) e Escola de Belas Artes (antiga Academia): dessa divisão foi registada uma “Relação dos objectos existentes no Museu Soares dos Reis pertencentes ao Estado”, datada de 1 de Novembro de 1932 e firmada por João Marques da Silva e por Vasco Valente, respectivamente, director da Escola de Belas Artes e do Museu Soares dos Reis. Integrada no Museu da Academia enquanto prova de pensionista: por disposições regulamentares as provas de pensionistas apresentadas à Academia eram incorporadas no Museu.
  • Incorporação: Fundo Antigo do Museu proveniente da Escola de Belas Artes do Porto (antiga Academia Portuense de Belas Artes).

Bibliografia

  • AAVV - Museu Nacional de Soares dos Reis: Roteiro da Colecção. Lisboa: IPM, 2001.
  • ALDEMIRA, Luís Varela - Silva Porto. Lisboa: Artis, 1954.
  • Arte Portuguesa do Século XIX (cat. exp. Palácio Nacional da Ajuda). Lisboa: IPPC, 1988
  • Catálogo da 12.ª Exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes. Lisboa: [s.n], 1880
  • COUTINHO, B. Xavier - Crónica de Arte e Arqueologia. Museu. Porto: Ed. Círculo Dr. José de Figueiredo, vol. V (1949), pp. 13-14.
  • FIGUEIREDO, Manuel de - "Mestre João Correia e Alguns dos seus Discípulos". Museu, V, 13-14. Porto: Julho de 1949
  • MACEDO, Diogo de - Silva Porto - Um Fundador. Col. Museum. Lisboa: 1950
  • Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996
  • Os Paisagistas da Escola do Porto nas Colecções do Museu. [Ed. policopiada]. Porto: MNSR, 1983
  • Pintores da Escola do Porto Sec. XIX e XX nas Colecções do Museu Nacional de Soares dos Reis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983
  • Silva Porto 1850 - 1893, Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte (Cat. Exp.). Porto: IPM/MNSR, 1993.
  • Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIXème Siécle. Paris: Muséé du Petit Palais, 1987-88
  • MATIAS, Maria Margarida L. G. Marques - O Naturalismo na Pintura. Do Romantismo ao Fim do Século. História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986. Vol. 11
  • RODRIGUES, Manuel M. - Desenhos. A Arte Portugueza, Ano I, 1. Porto: Jan. 1882

Exposições

  • Arte Portuguesa do século XIX

    • Portugal: Lisboa - Palácio Nacional da Ajuda
    • Exposição Física
  • Pintores da Escola do Porto, séc. XIX - XX nas Colecções do MNSR

    • Portugal: Lisboa, FCG
    • Exposição Física
  • Exposicion General de Bellas Artes

    • Espanha: Madrid
    • Exposição Física
  • Exposição Retrospectiva da Obra de Silva Porto no Centenário do seu Nascimento

    • Portugal: Porto
    • Exposição Física
  • Silva Porto 1850 - 1893. Exposição Comemorativa do Centenário da sua Morte

    • Portugal: Porto
    • Exposição Física
  • Sociedade Promotora de Bellas-Artes em Portugal: Duodecima Exposição

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • 13ª Exposição Trienal da Academia Portuense de Belas-Artes

    • Porto
    • Exposição Física
  • Os Naturalistas Portugueses

    • Macau, Galeria do Leal Senado
    • Exposição Física
  • Os Paisagistas da Escola do Porto nas Colecções do Museu

    • Porto: MNSR
    • Exposição Física
  • Soleil et Ombres

    • Paris (Petit Palais)
    • 20/10/1987 a 3/1/1988
    • Exposição Física
  • Artistas do Grupo do Leão

    • Caldas da Rainha - MJM
    • Exposição Física
  • 100 Obras Maestras del Arte Portugues

    • Madrid - CCCD
    • Exposição Física
  • 12ª Exposição da Sociedade Promotora de belas Artes

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Reacção em Cadeia #4: Evan Roth - Red Lines with Landscapes: Portugal

    • Fundação CGD - Culturgest, Edifício CGD, Porto
    • 3/10/2020 a 6/12/2020
    • Exposição Física

Multimédia

  • 260.jpg

    Imagem