Técnica: Faiança rodada, com decoração de reflexos metálicos
Dimensões (cm): Alt. 5 x Diâm. 34,5
Descrição: Prato circular, rodado, pouco fundo, com aba larga levantada, separada do centro por um ressalto e com ônfalo central. No tardoz, concavidade central.
Faiança de pasta compacta e de paredes beige claro, revestidas a esmalte pouco espesso beige, com decoração de reflexo metálico de cor dourada. Aba decorada com barra de elementos triangulares oblíquos contínuos, dando à composição a ideia de um sol ou de uma flor grande aberta. Os espaços entre... Ver mais as extremidades dos triângulos são preenchidos com várias espirais. Junto ao bordo, cercadura lisa. No centro, em volta do ônfalo, uma espiral entre duas barras mais largas. Ônfalo decorado com elementos vegetais estilizados. Tardoz decorado com linha espiralada desde a concavidade central até ao bordo.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em Maio de 1907 e pertencia à colecção de Augusto Luso. Faz parte do inventário parcial nº2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto n... Ver maiso Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Manises
Bibliografia
CORDEIRO, Maria da Conceição Torres - Estudo de Peças Hispano-árabes de reflexo metálico integradas em Museus Portugueses (Dissertação de Mestrado - policopiado): 1998
VASCONCELOS, Joaquim - Exposição de Cerâmica, in Revista da Sociedade de Instrucção do Porto, 2º Ano, nº12. Porto: 1 Dezembro 1882
Exposições
Exposição de Cerâmica da Sociedade de Instrucção do Porto