Prato
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 876 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1550/1600
-
-
Técnica: Faiança rodada, com decoração de reflexos metálicos
-
Dimensões (cm): Alt. 6,5 x Diâm. 39
-
Descrição: Prato circular, rodado, pouco fundo, de aba larga levantada, separada do centro por um ressalto e ônfalo central. Tardoz com concavidade central.
Faiança de pasta homogénea compacta, de cor beige clara, com revestimento a esmalte pouco brilhante de cor beige rosada, com decoração de reflexo metálico de cor dourada e azul cobalto. Aba dividida em quatro sectores por traços azuis, sendo cada sector decorado com ramo de flores estilizadas ovais, seguidos de painel com traços oblíquos ondulados sobre reticulado de linhas duplas lisas. Fundo decorado com barra lisa, seguida de cercadura de elementos lineares arqueados. Ônfalo decorado com elemento vegetal estilizado.Tardoz decorado com espiral, que começa na concavidade e se prolonga até ao bordo.
-
-
Origem/Historial: As colecções do Museu Municipal do Porto foram depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Foi feito um Inventário Geral do Museu em 1938/39 do qual consta esta peça, tendo como proveniência o Fundo Antigo do Museu. Consta do inventário parcial nº 5 feito em 1919, onde também não são indicadas as proveniências.
È uma das poucas peças de cerâmica citadas no Guia do Museu Municipal de 1902. Poderá ter pertencido à colecção Allen.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Manises
Bibliografia
- CORDEIRO, Maria da Conceição Torres - Estudo de Peças Hispano-árabes de reflexo metálico integradas em Museus Portugueses (Dissertação de Mestrado - policopiado): 1998
- Guia do Museu Municipal do Porto. Porto: Typographia Central, 1902