Técnica: Faiança rodada, com decoração de reflexos metálicos
Dimensões (cm): Alt. 7,6 x Diâm. 38,2
Descrição: Prato circular, rodado, pouco fundo, de aba larga levantada e separada do fundo por um rebordo pouco saliente, tal como o ônfalo central. Tardoz com concavidade central.
Faiança de pasta compacta e homogénea de cor beige clara, revestida a esmalte beige amarelado, com decoração de reflexos metálicos de cor acobreada. Fundo e aba totalmente decorados com os mesmos elementos, formando uma barra de cada lado do rebordo do tipo vegetalista com folhas, umas de maior dimensão, outras raiadas e outras espiraladas e ainda elementos animais, na forma de leões. Junto ao bordo, em volta do rebordo e do ônfalo, círculos concêntricos. No tardoz, espiral desde o centro da concavidade até ao bordo.
Origem/Historial: As colecções do Museu Municipal do Porto foram depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Foi feito um Inventário Geral do Museu em 1938/39 do qual consta esta peça, tendo como proveniência o Fundo Antigo do Museu. Consta do inventário parcial nº 5 feito em 1919, onde também não são indicadas as proveniências.
É uma das poucas peças de cerâmica citadas no Guia do Museu Municipal de 1902. Poderá ter pertencido à colecção Allen.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Manises
Bibliografia
CORDEIRO, Maria da Conceição Torres - Estudo de Peças Hispano-árabes de reflexo metálico integradas em Museus Portugueses (Dissertação de Mestrado - policopiado): 1998
Guia do Museu Municipal do Porto. Porto: Typographia Central, 1902