Técnica: Faiança rodada, com decoração de reflexos metálicos
Dimensões (cm): Alt. 8,1 x Diâm. 36,5
Descrição: Prato circular, rodado, de covo acentuado, com aba levantada, separada do centro por um sulco e com ônfalo central pronunciado. No tardoz, concavidade central.
Faiança de pasta compacta e de paredes rosadas, revestidas a esmalte beige, com decoração de reflexo metálico de vários tons entre o dourado e o acobreado e azul cobalto. Aba e covo com decoração contínua, com três ramos com caule central de onde partem flores estilizadas, pintados a azul, dispostos simetricamente e dividindo o espaço em três partes iguais, decoradas com elementos vegetais, com folhagens e sarmentos enrolados. Em volta do ônfalo, três elementos vegetais triangulares, dispostos simetricamente. Tardoz decorado com espirais simples ovaladas, dispostas em círculos a partir da concavidade central até ao bordo.
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em Maio de 1907 e pertencia à colecção de Augusto Luso. Faz parte do inventário parcial nº2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Manises
Bibliografia
CORDEIRO, Maria da Conceição Torres - Estudo de Peças Hispano-árabes de reflexo metálico integradas em Museus Portugueses (Dissertação de Mestrado - policopiado): 1998
VASCONCELOS, Joaquim - Exposição de Cerâmica, in Revista da Sociedade de Instrucção do Porto, 2º Ano, nº12. Porto: 1 Dezembro 1882
Exposições
Exposição de Cerâmica da Sociedade de Instrucção do Porto