Técnica: Faiança rodada, com decoração de reflexos metálicos
Dimensões (cm): Alt. 4,5 x Diâm. 23,2
Descrição: Prato circular, rodado, de covo pouco acentuado, de aba larga levantada e demarcada por um rebordo pouco saliente em volta do centro, que se apresenta elevado com ônfalo. Bordo voltado para o exterior e de secção semi-circular. No tardoz da base, reentrância côncava.
Faiança de pasta homogénea e compacta, de cor beige, com esmalte claro brilhante e elementos decorativos com reflexo metálico de cor variada entre o carmim, o dourado, o amarelo e... Ver mais o laranja. Aba decorada com barra larga junto ao bordo, de fundo escuro e com círculos abertos a branco, com raios desenhados, seguida de cercadura de flores com folhagem enrolada em voluta, sendo o espaço entre elas preenchido com pontilhado. A cercadura está entre duplo filete concêntrico. Junto ao ressalto, uma barra lisa. Centro e ônfalo decorados com uma flor muito estilizada com quatro pétalas dispostas radialmente em volta do botão central. Em volta dela e junto ao rebordo, manchas irregulares, mas mais ou menos circulares. Tardoz decorado com umas barra larga em volta da concavidade, a partir da qual se desenvolve uma espiral que vem até ao bordo.
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi precedida de um exame e avaliação realizados por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A. A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento, "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, our... Ver maisivesaria e objectos vários.
Da colecção de cerâmica foi feito um catálogo em 1909, por Joaquim de Vasconcelos, intitulado "Catálogo da Cerâmica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral)", cuja numeração foi a considerada nos "Números de inventário anteriores".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Catalunha
Bibliografia
A colecção de cerâmica de António Moreira Cabral (Cat. Exp. - policopiado). Porto: MNSR, 1989
CORDEIRO, Maria da Conceição Torres - Estudo de Peças Hispano-árabes de reflexo metálico integradas em Museus Portugueses (Dissertação de Mestrado - policopiado): 1998
VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Ceramica Portuguesa (Antiga colecção A. M. Cabral). Porto: Museu Municipal do Porto, 1909