Dimensões (cm): Alt. 17,2 x Larg. 37,5 x Prof. 28,5
Descrição: Gaveta-escritório de forma rectangular com tampa, e na base uma gaveta. O interior é dividido em vários compartimentos (8), seis com tampa (2 com tampa rectangular, 2 quadrangulares e 2 circulares) estes últimos compartimentos destinados a tinteiro e areeiro. Quatro tampas tem puxadores em marfim, e duas com espelho de fechadura inserido em madeira embutida.
A decoração é uniforme em todas as superfícies, com utilização do efeito claro-escuro das madeiras e dos embutidos de pinos em marfim. Todas as superfícies do exterior tem igual decoração, folhagens estilizadas rematadas por faixas de de madeira escura de diferentes dimensões. No tampo, partindo de um motivo central, uma flor ou rosácea estilizada rematada por duplo círculo, desenvolvem-se folhagens estilizadas. A separação dos campos decorativos tem um duplo remate rectangular embutido de madeira escura. No remate de todas as superfícies decoradas tem faixas de pau-santo com meia-esquadria.
O interior da tampa apresenta ao centro uma flor com remate em estrela com pontas em flor de liz (?) estilizadas, sucedendo-se um campo decorativo sem decoração, terminando num enrolamento vegetal a contornar as superfícies do tampo, o qual é rematado por um friso em pau-santo e um friso da mesma madeira.
As ferragens são compostas por dobradiças da tampa, fechaduras com chave para a tampa e gaveta. As gavetas tem escudetes de madeira embutidas com remate polilobado ou em ponta de estrela.
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação levado a cabo por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A. A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários.
Esta peça foi inventariada na secção de "Colecção de Mobília: " 3 caixas de costura com embutidos, n.º 102, 103 e 104 - 45$000".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Centro de Fabrico: Índia
Bibliografia
BORGES DE SOUSA, Maria da Conceição - in La Route des Indes. Les Indes et LÉurope: Échanges Artistiques et Héritage Commun 1650-1850. Bordeaux: Somogy Éditions D ´Art, 1998