Escritório - gaveta

  • Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
  • Nº de Inventário: 45 Mob CMP/ MNSR
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1600/1700
  • Técnica: Embutidos de madeira e marfim; metal recortado e vazado
  • Dimensões (cm): Alt. 16 x Larg. 35 x Prof. 25
  • Descrição: Gaveta-escritório com tampa e gaveta, de estrutura rectangular, com interior dividido por vários compartimentos destinados a objectos ligados à escrita. Dois pequenos compartimentos, têm tampas quadrangulares, para tinteiro e areeiro. As restantes divisões apresentam tampas rectangulares: uma em madeira de ébano com um botão torneado ao centro e limitada por moldura e outra apresentando a mesma decoração do exterior, acrescida de um espelho de fechadura. Quando aberta, a tampa é mantida na posição vertical por meio de um gancho fixado a uma argola superior. As ferragens são compostas por três fechaduras em metal recortado localizadas duas no exterior, nos espelhos das fechaduras e uma no interior. No exterior a ferragem superior representa um águia bicéfala e dois iguais entre si, um motivo em losango. Os pés são de bolacha, provavelmente não originais. Ornamentação com motivos geométricos, círculos secantes onde se inscrevem estrelas em marfim: os círculos enlaçados apresentam ao centro pequenas estrelas em ébano ponteadas a marfim, onde por sua vez se registam quadrados e por fim e ao centro se inscrevem pequenos losangos em marfim, realçados por um pequeno ponto em ébano. Dentro dos círculos secantes ainda se registam quatro elementos elípticos, igualmente ponteadas a marfim. O exterior é totalmente coberto por este tipo de decoração, com delimitação das superfícies decoradas por meio de filetes e de faixas de ébano. No interior da tampa, os mesmos motivos desenham ao centro uma larga composição em forma de losango, seguindo-se um campo vazio e sem decoração. Nos quatro cantos inscrevem-se composições triangulares com os mesmos motivos, sendo também no interior a superficie delimitada por um filete e friso em ébano.
  • Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação levado a cabo por uma comissão composta por João Marques d' Oliveira, A. A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários. Esta peça foi inventariada na secção de "Colecção de Mobília: " 3 caixas de costura com embutidos, n.º 102, 103 e 104 - 45$000". As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
  • Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional e Soares dos Reis.
  • Centro de Fabrico: Índia

Bibliografia

  • BORGES DE SOUSA, Maria da Conceição - in La Route des Indes. Les Indes et LÉurope: Échanges Artistiques et Héritage Commun 1650-1850. Bordeaux: Somogy Éditions D ´Art, 1998
  • De Goa a Lisboa - A Arte Indo Portuguesa dos Séculos XVI a XVIII. (Lisboa)1992: Europália Portugal 91, 1992
  • CRESPO, Hugo Miguel, A Índia em Portugal, um Tempo de Confluências Artísticas (Cat. Exp.) Museu Nacional Soares dos Reis. Porto, Ed. Bluebook. 2021

Exposições

  • A Índia em Portugal, um tempo de confluências artísticas

    • Museu Nacional de Soares dos Reis
    • 8/5/2021 a 30/5/2021
    • Exposição Física

Multimédia

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