Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, amarelo, verde e vinoso.
Dimensões (cm): Alt. 7 x Diâm. 32
Descrição: Taça circular, moldada, com a caldeira moldada em gomos côncavos, junto ao fundo, e convexos, junto ao bordo. Assenta sobre frete recuado e ligeiramente inclinado para o interior.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a amarelo, azul, verde e vinoso. Fundo decorado com medalhão circular dentro de duplo filete liso, seguido de um terceiro ondulado. No interior do medalhão, uma paisagem com vegetação onde se encontram, de pé, uma figura... Ver mais masculina e outra feminina, com trajo popular à moda do final do séc. XVIII. A mulher tem saia comprida rodada e corpete rematado sobre a saia com folhos, meia manga também com folhos na extremidade, lenço cruzado no peito e lenço a cobrir os cabelos. O homem tem calção pelo joelho, jaqueta de manga comprida, apertada até ao pescoço com botões, chapéu de dois bicos e traz às costas uma sacola, pendurada num pau, que segura com a mão direita. No céu com nuvens azuladas, aves em voo. Junto ao bordo, silva de folhas ondulada.
Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro.
Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Direc... Ver maistor do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens.
Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Vila Nova de Gaia
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
SANTOS, Reynaldo dos - Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito, vol. III. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1970
VALENTE, Vasco - Cerâmica Artística Portuense dos séculos XVIII e XIX. Porto: Livraria Fernando Machado, S.d.
Exposições
Artes Decorativas do séc. XVII - XVIII,
Portugal: Porto, Museu Nacional de Soares dos Reis,