Técnica: Faiança rodada e modelada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, amarelo, verde e vinoso
Dimensões (cm): Alt. 41 x Diâm. 36
Descrição: Talha rodada e modelada, de forma ovóide, com gola demarcada do bojo e cintada, base circular ligeiramente saliente e quatro asas entrançadas e rematadas, de um lado, em cabeça de animal com boca aberta e olhos salientes e, do outro, em cauda bífida, alternando com quatro flores em alto relevo.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a verde, azul, amarelo e vinoso. Bojo decorado com mascarões sob as asas, de cuja boca saem folhagens e... Ver mais panejamentos que vão entrelaçar-se sob as flores em relevo. No ombro, quatro ramos de flores dispostos longitudinalmente e na gola e na base filetes concêntricos.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu ao Sr. Armando Couto, Conservador-Ajudante do Museu Nacional de Soares dos Reis, que a herdou da Srª D. Maria Amália da Silva Guimarães, filha do proprietário da Fábrica de Massarelos Domingos Ferreira da Silva Guimarães. Foi vendida pelos filhos do Sr. Armando Couto em leilão da firma Leiria e Nascimento em 16.11.1999 e comprada pelo Museu com verbas do IMC.
Incorporação: Comprada no Leilão de Leiria e Nascimento em 16.11.1999
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Cerâmica Portuense (Séculos XVIII e XIX) [Cat. Exp. - Casa do Infante]. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1973
Céramique du Portugal du XVIe au XXe siècle [Cat. Exp.]. [Lisboa]: Museu Ariana/ Museu Nacional do Azulejo, 2004
Fabrica de Massarellos Porto. Exposição Fábrica de Louça de Massarelos 1763-1936 [Cat. Exp. Museu Nacional de Soares dos Reis]. Porto: IPM, 1998
VALENTE, Vasco - Cerâmica Artística Portuense dos séculos XVIII e XIX. Porto: Livraria Fernando Machado, S.d.
VALENTE, Vasco - Uma dinastia de ceramistas. Elementos para a História das Fábricas de Loiça de Massarelos. Miragaia. Cavaquinho e Santo António de Vale dae Piedade.. Porto: 1936