Técnica: Tecido: lhama
Forro: tafetá.
Bordado: directo, com diversos pontos de bordado a ouro.
Galão e franja: passamanaria.
Dimensões (cm): Alt. 113 x Larg. 78,5; 43
Descrição:
Casula periforme, mais recortada na frente, estreitando na zona do peito (para facilitar o movimento dos braços) costas a direito, e arredondada na base.
Decote em bico nos dois lados, truncado e mais profundo o da parte da frente.
Apresenta exuberante decoração em bordado a ouro sobre lhama de seda vermelha e dourada.
A estrutura ornamental desenvolve-se verticalmente de modo a preencher profusamente todo o campo, num traçado simétrico constituído por motivos vegetalistas, estilizados, numa grande variedade de flores e folhas, envolvidas por elaborados enrolamentos.
Marcando o eixo central, à frente e atrás, os sebastos: em forma de cruz na frente e em pilar nas costas.
Na frente, a parte superior do sebasto ostenta uma cesta de onde saem espigas de trigo e ramos com cachos de uvas, numa alusão à simbologia eucarística.
Um galão dourado, de passamanaria, com um motivo vegetalista, num esquema repetitivo, define os sebastos e remata todo o contorno da peça.
O forro é em tafetá de seda, vermelho.
Origem/Historial: O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940 / 41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Previamente, em1938 /39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, sem indicação de proveniência. Não consta de nenhum inventário parcial da colecção da Câmara Municipal do Porto.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis