Técnica: Faiança, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, verde, amarelo e vinoso
Dimensões (cm): Alt. 3,8 x Diâm. 35,7
Descrição: Prato de grandes dimensões, circular, de covo pouco acentuado e aba estreita levantada e convexa.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul, verde, amarelo e vinoso. Decorado no fundo com uma cena de lutas dentro de uma cidade, com edifícios por fundo e, em baixo, cinco medalhões ovais com os retratos de Santos Cardozo, Dr. Alves da Veiga, Alferes Malheiro, actor Verdial e Dionizio Ferreira Santos Silva. Está assinada F.M.S. , do lado esquerdo e E.M.B., do lado direito. Em volta da aba tem a seguinte inscrição: OS ACONTECIMENTOS DO PORTO EM 31 DE JANEIRO DE 1891.
Origem/Historial: Aquisição em 1986 realizada através do Fundo João Chagas. Este fundo resultou de uma doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a ser destinado à aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Incorporação: Comprado ao antiquário Acácio Luz, através do Fundo João Chagas
Centro de Fabrico: Porto ou Gaia ?
Bibliografia
Aquisições, Mecenato, Doações, 1986-1990. Enriquecimento das colecções nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1990
A Cerâmica Portuguesa da Monarquia à República [Cat. Exp.]. [Lisboa]: IMC/ Museu Nacional do Azulejo, 2010
Exposições
Aquisições, Mecenato, Doações, 1986-1990. Enriquecimento das colecções nacionais