Escorredor de copos
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 820 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19/20
-
-
Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração estampilhada a azul, verde e rosa
-
Dimensões (cm): Alt. 13,5 (total) x Diâm. 29,5 (prato)
-
Descrição: Escorredor de copos formado por duas peças separadas, sendo a inferior constituída por uma zona central cilíndrica e estreita ligada a um bordo alto cilíndrico, onde se abre uma cavidade central que se prolonga até à base alargada, circular, em calote rebaixada e que serve de receptáculo do líquido escorrido dos copos colocados na peça superior. Esta tem a forma de um tabuleiro circular com aba levantada e orifícios centrais, com rebordo central no tardoz, encaixando na parte inferior.
Faiança com esmalte branco e decoração estampilhada a azul, verde e rosa. Tabuleiro decorado no fundo com ramo de flores descentrado e, junto ao bordo, barra lisa entre dois filetes, seguida de cercadura estampilhada com motivos florais estilizados, que se repetem na base da peça inferior.
-
-
Origem/Historial: Comprada em antiquário através do Fundo João Chagas. Este fundo resultou de uma
doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a ser destinado à aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
-
Incorporação: Adquirida no mercado, através do Fundo João Chagas
-
Centro de Fabrico: Porto ou Gaia