Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada e estampilhada a azul.
Dimensões (cm): Alt. 12 x Diâm. 30,4
Descrição: Bacia circular, moldada, com o bojo redondo, aba levantada, bordo boleado e assente sobre pequeno frete recuado.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. Interior decorado no fundo com paisagem oriental com edifício composto, coberto por cúpula com um mastro com estandarte, rodeado de vegetação luxuriante, tendo por baixo palmas dispostas em leque e, no céu, nuvens em zig-zag. Aba decorada com barra esponjada onde se abrem flores a azul e interior branco, estampilhadas. Exterior do bojo decorado com barra esponjada sobre a qual se abrem flores estilizadas estampilhadas. No fundo do tardoz a data 1823 a azul.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto (?)
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008