Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada, esponjada e estampilhada a azul.
Dimensões (cm): Alt. 27 x Larg. 17,8 x Diâm. 12,3
Descrição: Jarra moldada, com o bojo em dois registos, sendo o superior mais largo, quase cilíndrico e o inferior arredondado e estreitando para a ligação com o pé que é alto, estrangulado no centro e de base redonda alargada, apoiada sobre uma peanha quadrangular. Colo estrangulado, com anel junto ao bocal. Asas laterais elevadas, apoiadas sobre o bojo, enroladas em voluta, envolvendo uma cabeça de mulher.
Faiança com esmalte branco e decoração esponjada, pintada e estampilhada a azul. Registo superior do bojo decorado com cercadura de flores e folhas estampilhadas, sobre fundo esponjado. Registo inferior decorado com folhas de acanto em relevo, dispostas em alturas alternadas. No pé, pequenos trifólios semeados sobre fundo esponjado. No colo, reservas com flores estampilhadas sobre fundo esponjado. Bocal também esponjado.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Vila Nova de Gaia (?)
Bibliografia
Céramique du Portugal du XVIe au XXe siècle [Cat. Exp.]. [Lisboa]: Museu Ariana/ Museu Nacional do Azulejo, 2004