Técnica: Faiança "pó de pedra" rodada e modelada, com vidrado plumbífero e decoração em relevo
Dimensões (cm): Alt. 33,6 x Larg. 19,7 x Diâm. 17,7
Descrição: Caneca com o bojo arredondado, colo alto cilíndrico, pé circular alargado e asa em duas fitas estriadas, entrelaçadas, apoiadas no colo e no bojo e rematadas em cabeças de anjo. Tampa de encaixe em calote com aba revirada para o exterior e pega em forma de flor em relevo.
Faiança "pó de pedra" de fundo castanho, com decoração em relevo a branco e verde. No bojo, uma fita branca pendente de cordões e rematada com borlas, com a inscrição: SEM CIRIMONIA. BEBA. I DE. PARA. DIENTE.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
Faz parte do inventário parcial nº 1, feito em 1919, dedicado exclusivamente a esta colecção.
As peças desta colecção foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
Esta peça foi feita para uso próprio por Manuel Pereira Canedo (faleceu em 1865), que tinha sido chefe de rodagem da Fábrica do Cavaquinho e foi comprada por Vitorino Ribeiro a uma sua descendente, de nome Ermelinda.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Gaia
Bibliografia
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
Formas e Decoração na Fábrica do Cavaquinho 1768-1860 [Cat. Exp. policopiado]. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1997
RIBEIRO, Emanuel - Uma peça notável de cerâmica. Portucale, Vol. I. Porto: 1928
SANDÃO, Arthur de - Faiança Portuguesa.Séculos XVIII-XIX, vol.II: Livraria Civilização, 1985
VITORINO, Pedro - Cerâmica Portuense. Gaia: Edições Apolino, 1930