Técnica: Faiança "pó de pedra" creme com decoração em relevo e vidrado plumbífero
Dimensões (cm): Alt. 24,2 x Diâm. 12,7
Descrição: Peça rodada, de forma cilíndrica, com o ombro arredondado, colo baixo cilíndrico e tampa de encaixe em calote, com a aba revirada para o exterior e pega em forma de leão deitado, em relevo.
Faiança "pó de pedra" creme com decoração relevada. Bojo decorado, na parte superior, com grinaldas de folhas pendentes de laços, com cabeças de carneiro na zona central e uma placa com uma figura de mulher apoiada sobre uma coluna, sob um dos laços, tudo em relevo. Metade inferior do bojo decorada com quatro grupos de estrias horizontais.
Origem/Historial: Esta peça está incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937, como pertencente à colecção de Joaquim Vitorino Ribeiro, comprada pelo Museu Municipal do Porto em 1913.
No entanto, pela descrição que consta no inventário parcial nº 1 dedicado a esta colecção constatamos que se trata dum engano. Deve ter sido trocada com a peça 1627 Cer (CMP) proveniente do Legado de Cristiano Silva, onde tinha o nº 974.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis