Técnica: Faiança "pó de pedra", moldada, com decoração a castanho, cinzento e amarelo e vidrado plumbífero
Dimensões (cm): Comp. 12,9 x Alt. 6,3 x Larg. 9,8
Descrição: Peça moldada em forma de carranca de homem com boca aberta para servir de recipiente para a tinta, olhos vazados para a colocação das penas e com uma abertura circular na testa onde encaixa um recipiente cilíndrico com a parte superior com orifícios, para a areia.
Faiança "pó de pedra" de fundo creme, com os cabelos, sobrancelhas e barba a castanho muito escuro. Parte superior do areeiro pintada a castanho, azul e amarelo.
Origem/Historial: Esta peça pertenceu a Cristiano Augusto da Silva, que legou ao Museu Municipal do Porto todos os bens com valor artístico que possuía na sua casa na Rua dos Caldeireiros no Porto e na Quinta de S. Bento de Fontão (Ponte do Lima), em testamento de 15 de Julho de 1935.
Depois da sua morte em 24 de Novembro de 1938, foi feito o arrolamento dos bens por representantes do Museu Municipal em 26 e 30 de Novembro do mesmo ano, sendo atribu... Ver maisído um número a cada peça deste legado.
As peças foram então incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.