Gomil
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 502 Cer CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1775/1820
-
-
Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a vinoso.
-
Dimensões (cm): Alt. 31 x Larg. 19,7 x Diâm. 14
-
Descrição: Gomil moldado, com bojo esférico com canelado fino vertical, colo elevado e estrangulado, bordo recortado e bico contracurvado e com acentuada projecção; pé alto, de base circular e forma cónica, também com caneluras finas; asa elevada, em S, formada por duas fitas largas cruzadas, com canelura central e apoiada no bordo e no bojo.
Faiança de esmalte branco e decoração pintada a vinoso. Bojo decorado com ramos pendentes dispostos na vertical, com haste, botão de flor e folhas, atado na ponta com um laço, alternando com raminhos de folhas, também pendentes na vertical, que se repetem em volta da base, separados por contas. No estrangulamento do pé, um ramo alongado com uma flor e folhagem. Colo decorado na frente, sob o bico, com paisagem oriental com pagode sobre um rochedo, por trás do qual sai um chorão. Nas extremidades da asa e sob o bico, decoração vegetal relevada.
-
-
Origem/Historial: Esta peça foi adquirida por Rocha Peixoto em 1906. Faz parte do inventário parcial nº 2, feito em 1919, que inclui as aquisições feitas por Rocha Peixoto para o Museu Municipal do Porto entre 1904 e 1909.
Foram mais tarde incluídas no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
-
Centro de Fabrico: Darque - Viana do Castelo