Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero anilado e decoração pintada a azul.
Dimensões (cm): Alt. 36 x Larg. 21 x Prof. 14,9
Descrição: Fonte com o bojo em dois registos com estrangulamento central, sendo a parte inferior arredondada e a superior periforme, com canelura saliente no bordo. Assenta sobre um pequeno frete recuado e tem tampa de encaixe em calote, com aba revirada para o exterior e pega elevada em botão de flor. Na frente do bojo, perto da base, tem uma abertura para o encaixe de uma torneira, provavelmente metálica, que não existe. As costas são planas.
Faiança c... Ver maisom esmalte levemente anilado e decoração pintada a azul. Bojo decorado com motivos rocaille com conchas, volutas e palmetas, entre grinaldas pendentes de flores e folhas, que se repetem na calote da tampa. Em volta do bordo, uma cercadura de traços grossos separados por contas.
Origem/Historial: Esta peça foi aquirida no mercado, mas deve ter pertencido à colecção do Conde do Ameal, visto que tem o seu ex-libris colado nas costas, embora não conste do catálogo do leilão desta colecção.
Foi pedida para figurar na exposição Real Fábrica de louça ao Rato, organizada pelo Museu Nacional do Azulejo de Junho a Setembro de 2003, mas não chegou a figurar nela, constando apenas no catálogo.
Incorporação: Adquirida no mercado
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
Real Fábrica de Louça, ao Rato [Cat. Exp. Museu Nacional do Azulejo]. Lisboa: IPM, 2003
Catálogo Obras Diversas. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1956