Técnica: Faiança rodada e moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul, verde, amarelo e vinoso
Dimensões (cm): Comp. 16,9 x Alt. 18,7 x Larg. 18
Descrição: Galheteiro rodado e moldado, constituído por uma base com dois recipientes cilíndricos, com pé estrangulado, na frente dos quais se encontra um pequeno recipiente igualmente cilíndrico, com tampa em cúpula, com asa quadrangular com canelura central e folhagem em relevo nas extremidades e por duas galhetas de bojo arredondado, com carena na ligação ao colo, que é tronco-cónico, pequeno bico triangular na frente, tampa de encaixe com espigão comprido, com pega em botão de flor e asa em S.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a amarelo, azul, verde e vinoso. Colo das galhetas e tampa do saleiro decorados com paisagem com casas e árvores. Em volta do bordo das galhetas e da base, barra azul e filete. Nas bases, grinaldas de flores e folhagem espinhada e, na base do saleiro, cercadura de folhas espinhadas estilizadas.
Origem/Historial: Esta peça foi comprada pelo Museu Municipal do Porto a Ricardo Severo Barbosa da Fonseca Cardoso em 1936, como consta do livro de registos, com o nº 339.
Foi mais tarde incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938/39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
Exposição de Arte Portuguesa em Londres, 800-1800 [Cat. exp.]. London: Royal Academy of London, 1955-56
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948