Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul com contornos a vinoso.
Dimensões (cm): Alt. 5,5 x Diâm. 38,6
Descrição: Prato rodado, circular, de covo pouco acentuado, aba larga levantada e assente sobre pequeno frete recuado.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul e contornos a vinoso. Fundo decorado com medalhão circular limitado por barra com motivo das três contas, decorado com "desenho miúdo", com uma paisagem oriental, que se desenvolve em vários planos, com vegetação exótica, tendo em primeiro plano duas figuras masculinas a conversar, uma sentada e outra de pé. Aba preenchida com o mesmo tipo de paisagem de "desenho miúdo", com casas, vegetação e animais (um cão e um veado), com duplo filete, vinoso e azul, junto ao bordo. Tardoz da aba decorado com quatro ramos de flores estilizadas.
Origem/Historial: Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro.
Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens.
Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
Como tem colado um selo com o ex-libris do Conde do Ameal, deve ter pertencido a essa colecção, da qual várias peças foram compradas por Manuel Maria Lúcio, no respectivo leilão em 1921. Poderia tratar-se do nº 994 do catálogo deste leilão.
Incorporação: Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
Catálogo da Exposição das Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII, XVI Congresso Internacional de História de Arte. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1949
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948
Exposições
Exposição de Artes Decorativas dos Séculos XVII e XVIII. XVI Congresso Internacional de História de Arte