Escritório
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 43 Mob CMP/ MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Embutidos
-
Dimensões (cm): Alt. 20 x Larg. 30,3 x Prof. 23
-
Descrição: Escritório com tampo de abater, revelando três gavetas (1+2). Todas as superfícies decoradas são delimitadas por faixas de ébano e filetes de marfim. No exterior, a decoração enquadrada é de cariz geométrico formada por losangos inscritos em círculos secantes: igual decoração repete-se no exterior da tampo. No interior desta, o motivo repete-se em ornatos losangulares, sendo o campo desprovido de decoração entre o ornato central e oe quatro cantos. A decoração das gavetas é de composição fitomórfica, em relação e um eixo central, o escudete das fechaduras. Formado por uma estrela de oito pontas, aí é fixo um pingente achatado. Ausência do espelho da fechadura do tampo.
-
-
Origem/Historial: Em Janeiro de 1909 a Câmara Municipal do Porto adquiriu as colecções de António Moreira Cabral. A aquisição foi procedida de um exame e avaliação realizadas por uma comissão composta por João Marques d'Oliveira, A.A. Rocha Peixoto e Joaquim de Vasconcelos, que elaborou um documento "Relatório, e Parecer", seguido de inventário e avaliação das colecções, que integravam diversas secções: cerâmica, mobiliário, vidros e cristais, ourivesaria e objectos vários. Esta peça foi inventariada na "Colecção de Mobília: 1 contador, vestido de couro, com gavetas de obra embutida em osso (N.º 19) 19$000".
As peças foram incluídas no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
-
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
-
Centro de Fabrico: Índia