Prato
-
Museu: Museu Nacional Soares dos Reis
-
Nº de Inventário: 364 Cer MNSR
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1706
-
-
Técnica: Faiança moldada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada a azul
-
Dimensões (cm): Alt. 4,8 x Diâm. 31
-
Descrição: Prato circular, moldado, de covo acentuado, aba levantada, bordo recortado e assente sobre pequeno frete recuado.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada a azul. Toda a superfície é decorada com ramos de flores. O fundo é delimitado por filete, dentro do qual de desenvolve um ramo de flores com folhagem miúda, preenchendo todo o espaço. No covo tem uma cercadura de flores dispostas em círculo, alternando dois tipos diferentes. Aba decorada com cercadura de flores separadas por ramos de folhas míudas, como as do fundo. Recorte do bordo acompanhado por um filete.
-
-
Origem/Historial: Esta peça faz parte do conjunto que pertenceu à colecção Barros, leiloada no Porto em 3 de Maio de 1947 e que foi comprado pela Direcção-Geral da Fazenda Pública.
Por despacho do Ministro das Finanças de 30 de Junho de 1947, uma parte foi cedida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, sendo feito o Auto de Entrega ao mesmo Museu pela Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 4 de Abril de 1948.
-
Incorporação: Aquisição através da Direcção Geral da Fazenda Pública
-
Centro de Fabrico: Delft
Bibliografia
- Catálogo dos objectos de arte (...) que constituem a (...) Colecção Barros para vender no Leilão que terá início em 3 de Maio de 1947 no Palacete da Rua de Cedofeita, 379 Porto. Lisboa: Casa Liquidadora Leiria e Nasc