Descrição: À entrada de um templo, a Sagrada Família constituída pelas figuras da Virgem Maria, o Menino Jesus e S. José, Santa Ana e S. João Batista. Nossa Senhora está sentada de frente segurando o Menino, que figura em pé, despido, sobre uma almofada; aproxima-se do seu primo João Batista que se perfila em homenagem a seus pés, de braços cruzados sobre a vara do "Agnus Dei", caracterizado com a pele de cordeiro. As duas crianças mostram o cabelo louro sendo mais clara a carnação do Menino Jesus. No lado esquerdo do grupo figura Santa Ana, retratada de perfil como uma idosa, com a cabeça coberta por um lenço e rosto magro, vestes amplas em tons de verde e vermelho; do lado oposto, atrás de Maria, situa-se discretamente S. José quase de frente, de barba e rosto erguido. O enquadramento da cena inclui um cortinado de cor verde, que se abre no canto superior esquerdo deixando ver um pórtico aberto ao exterior.
Origem/Historial: Obra inventariada em 1834 e 1839 no antigo Museu Portuense de Pinturas e Estampas sendo de origem desconhecida. No Fundo Antigo do Museu identificam-se numerosas obras de Pintura originárias dos mosteiros extintos de fora do Porto - Tibães e Santa Cruz de Coimbra - as quais foram retiradas para o Museu Portuense ao abrigo da lei da extinção das ordens religiosas, de 1834. Foram registadas por João Batista Ribeiro no “Inventário dos objectos pertencentes ao Museu Portuense”, de 5 janeiro 1834 (CMP, Fundo Vitorino Ribeiro), a que se seguiu uma “Relação dos objectos do Museu Portuense entregues pelo ex Director do mesmo, João Baptista Ribeiro à Comissão da Academia Portuense de Belas Artes”, em 6 de julho de 1839 (ADP, Fundo do Governo Civil).
Incorporação: Confisco dos conventos extintos em 1834.
Bibliografia
SANTOS, Paula M. Mesquita Leite - "Museu Nacional de Soares dos Reis: Um contributo para a história da Museologia portuguesa". Museu. Porto: Círculo Dr. J. Figueiredo, IV série, n.º 3 (1995), pp. 21-58; idem, n.º 8 (1999), pp. 253-305.