Descrição: Talha dourada e policromada, de remate circular, formada pela junção de três pranchas de madeira. A moldura abrange apenas a parte superior do baixo-relevo e tem cerca de 6 cm de espessura. A cena ilustra o sermão de Santo António aos peixes situando-se perto da entrada de uma povoação fortificada. Perante a assistência de algumas pessoas, Santo António aproxima-se de um riacho cheio de peixes de braços abertos sendo seguido por uma mulher do povo. O santo taumaturgo, aureolado, com tonsura e hábito franciscano (escapulário e capuz), calça sandálias. Os outros figurantes usam capas, calças curtas e botas altas e entre eles há dois soldados com elmos. Um deles, ao centro do grupo de três figuras, usa barba, gibão e calças igualmente curtas. Para além da cerca muralhada vislumbram-se casas e árvores. Em termos de policromia (aplicada numa base de cor avermelhada), abunda o dourado; há vestígios de castanho e o preto é empregue sobretudo para acentuar os contornos.
Origem/Historial: A peça encontra-se em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Lei 27 878, de 21 de Julho de 1937).
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Bibliografia
SANT0S, Paula M. Mesquita Leite - "Escultura". In Museu Nacional de Soares dos Reis. Roteiro da Colecção. [s.n.]: IPM, 2001, pp. 94-117.
Santo António. O Santo do Menino Jesus. Lisboa: IPM, 1995 (cat. exp. MNAA, 13 Jun. 1995, n.º 120; Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand 18 Ab.-16 Jun. 1996, n.º 31).
Exposições
Santo António - O Santo do Menino Jesus
Museu Nacional de Arte Antiga
Exposição Física
Património. Obras Municipais depositadas no Museu Nacional de Soares dos Reis mostradas na Galeria do Palácio
Porto, Galeria do Palácio (Jardins do Palácio de Cristal)