Técnica: Faiança rodada, com esmalte estanífero branco e decoração pintada e estampilhada a azul
Dimensões (cm): Alt. 47,6 x Diâm. 23,6
Descrição: Jarra rodada, de forma tubular, com o centro do bojo arredondado, base virada para o exterior e bocal atrombetado.
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. Bojo decorado na zona central bulbosa com motivos chineses, formando dois painéis com enrolamentos de gavinhas sobre fundo de suásticas, separados por barras verticais rematadas em cabeça de "ruyi". Esta zona é separada do resto do bojo por duas cercaduras contínuas de espirais. Na parte superior e na inferior, alternam folhas lanceoladas polilobadas, com fitas de extremidade oval com símbolos chineses como o Yin e o Yang. Em volta da base, um filete liso e, no exterior do bordo, uma cercadura entre filetes preenchida com triângulos alternadamente direitos e invertidos.
Origem/Historial: O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. Previamente, em 1938/39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, com a indicação de que pertenceu à Ordem do Carmo e deu entrada no Museu em 1917 por ordem do Governador Civil, Dr. José Joaquim Pereira Osório.
Consta ainda de um inventário parcial, feito em 1919 (inv. parcial nº 5), com a mesma indicação de proveniência.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
Fábrica de Louça de Miragaia [Cat. Exp.]. Lisboa: IMC/ MNSR, 2008
Faiança Portuguesa. Catálogo - Guia. 2ª ed.: M.N.S.R., 1948